quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Sustentabildade dá VOTO?

                                                                                   José Luis Salles Carvalho



Sustentabilidade, palavra que surgiu na década de 1970, mais especificamente durante a 1ª reunião da ONU sobre meio ambiente, realizada em Estocolmo de 05 a 16 de junho de 1972, foi consolidada no Brasil, na Rio 92, avançando para o conceito de Desenvolvimento Sustentável. Podemos observar que levou 20 anos para evoluir a palavra e 40 para que os políticos pudessem incluí-la em seu vocabulário. Fica agora a dúvida, levarão 20, 30 ou 40 anos para que analisem e coloquem em prática o conceito de Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável?       

Caros amigos, parabéns por explorar esse conceito, entendo que é necessária uma escolha de todos nós brasileiros -  o que queremos para os próximos 50 anos. Podem me perguntar porque estou me referindo somente aos brasileiros e a resposta é - quando falamos em sustentabilidade também falamos do conceito "pensar global e agir local".  A decisão está em nossas mãos, queremos um país desenvolvido a qualquer custo ou um país de futuro planejado, desenvolvido, mitigando os impactos ambientais, respeitando a diversidade, mantendo o saudável equilíbrio entre humanos e a biodiversidade ambiental?

Devem ter reparado que nada falei sobre a Rio+20, evento importante quando se trata de desenvolvimento sustentável, que foi realizado no mês de junho deste ano. Foi de propósito, pois nos dez dias do Congresso pouco se avançou nos compromissos firmados e cujos dois temas principais foram:
  •  A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e
  •  A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
Talvez de prático só tenha se concretizado mesmo o fechamento do Lixão de Gramacho,o maior a céu aberto da América Latina,  que após 34 anos foi desativado, mas ainda não encerrado. O enceramento só se efetiva quando toda a área tiver sido recuperada, o que se prevê vai demorar cerca de 15 anos.  Os resíduos gerados pela população passaram a ser depositados no CTR Rio, em Seropédica, região metropolitana do Rio e que está sendo considerado um dos mais modernos, embora haja polêmica entre os ambientalistas já que foi construído na mesma região de um dos mais importantes aquíferos, o Aquífero de Piranema, que em caso de emergência teria capacidade abastecer com água os cariocas.

Todos esses conceitos são voltados à conscientização da importância de planejarmos melhor o desenvolvimento humano e para isso faz-se necessária uma mudança imediata de nossas ações.

E os políticos, no momento de incluir um novo paradigma, um novo conceito, fazem a si mesmo a pergunta: Sustentabilidade dá voto?  Desenvolvimento Sustentável dá voto?
Responda você essas perguntas:

  •    Você sabe o que é Desenvolvimento Sustentável? 
  •     Desenvolvimento Sustentável dá voto?
  •     Você votaria em um candidato que incluísse em sua proposta de governo esse tema?
Participe, é necessário que os políticos conheçam a vontade do povo e a respeitem.

                                                                         
José Luis é biólogo, professor pós-graduado em educação ambiental pela UFG, e atualmente exerce o cargo de Chefe de Gabinete na Secretaria de Meio Ambiente de Araçatuba - SP.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe deixando sua opinião, ela é muito importante.