quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O MANDATO É DO POVO!


                     

                        Tem dias em que amanheço acabrunhado, macambúzio, e se brincar,  mordendo as orelhas,  quando me lembro de alguns políticos. Quer ver vômito ? ligar a televisão e ver o Jilmar Tatto, deputado federal por São Paulo e hoje ocupando uma Secretaria na Prefeitura de São Paulo. Cândido Vaccarezza ? outra coisa que o povo de  São Paulo elegeu. Depois vem Renan, Sarney, Lobão, Jader Barbalho, Agripino Maia e uma cambulha de gente esperta, aliás espertalhões.
                     
                         O distanciamento dos representantes do povo com o povo é explicado pelo fato que a maioria dos mandatos eletivos é comprada. Estamos cansados de ver denúncias de compra de votos. Antigamente eram botinas, dentaduras, botijão de gás.  Agora  é dinheiro mesmo, celular, promessa de lotes ou de casa própria. Como o mandato é comprado o eleito se acha no direito de pensar que o mandato é seu.

                        Ah! o partido também foi beneficiado por Resolução do TSE que garante que o mandato é do partido. Admitindo a mudança de partido do parlamentar somente para se filiar a uma nova agremiação.  Ora bolas?  o mandato é do povo, esse negócio de fidelidade partidária é para garantir negociata de líderes. 
    .                   O artigo 1º DA CONSTITUIÇÂO FEDERAL dispõe em seu parágrafo único: "Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição". No Brasil a maioria vota sempre no candidato, principalmente naquele que tem dinheiro para comprar o voto, é vergonhoso mas ainda é pura verdade.

                         O Congresso Nacional está novamente vazio, às moscas. A ausência de parlamentares é uma demonstração da falta de interesse pelos problemas nacionais. A aprovação célere do Orçamento da União e  a liberação de verbas pessoais que a Presidente fez aos parlamentares para atendimento de obras em seus redutos eleitorais, ocasionou a debandada geral.

                          Agora é hora de ir à caça… à caça de votos. Em 2014 haverá eleições e ninguém quer perder a mamata.


                          O povo é  titular soberano do poder e só ele pode outorgá-lo  a seus representantes, conforme art. 14, in caput, da Constituição Federal ora em vigor, pelo voto secreto e direto. Os eleitos detém apenas um mandato, uma procuração para representar o povo e seu dever principal seria exercê-lo com dignidade, fazendo jus à confiança com que foram honrados.


                          Creio que cabe agora uma questão, eleitores e eleitos têm consciência de seus deveres e obrigações ou ambos procuram enxergar apenas o que lhes é conveniente? Comprar o voto é roubar a consciência política do eleitor, é tornar-se ladrão de um bem que foi conquistado às custas de muitas vidas de mártires da Democracia.


                          Toda questão tem dois lados, assim como há os corruptos, há também os corruptores. Se queremos um País que nos faça sentir orgulho, devemos agir todos com dignidade, pois uma coisa depende da outra. Há que se separar o joio do trigo e à essa altura já está mais do que claro quais são os homens públicos que devem ser apartados para sempre, seja por desonestidade ou incapacidade administrativa.


                          Sinto vergonha em constatar que no Congresso Nacional há representantes do povo cumprindo pena prisional em regime fechado. Outros estão aguardando para exercer o mandato durante o dia e ficarem trancafiados durante a noite.


                            O que se pode esperar desses cidadãos?    
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe deixando sua opinião, ela é muito importante.