sábado, 3 de agosto de 2013

MANIFESTAÇÃO É DIREITO, VANDALISMO, NÃO.



1016595_612888858735144_188344106_n
         Direitos

         Direitos Humanos. Direito à propriedade. Direito à saúde. Direito à educação. Direito à liberdade de expressão etc.


         A Carta Magna estabelece direitos e garantias individuais e ao  ler o caput do artigo 5º ficamos extasiados por viver num país democrático acima de tudo. “Todos são iguais perante a lei….”

         Seremos mesmo?  Há de se notar que o Capítulo I trata dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos. Não são apenas direitos, há também deveres, principalmente dever de respeitar o bem coletivo. Por isso se diz que o direito de um acaba quando começa o do outro. Está claro ou precisa desenhar?

         Quando é que minha liberdade de protestar me confere o direito de destruir propriedade alheia? E por que ao destruir o bem outro o  vândalo, passa a ser protegido pelos Direitos Humanos enquanto a vítima é esquecida e tem que arcar com seus próprios prejuízos? Se a manifestação é pacífica e reivindica direitos democráticos, por que cobrir o rosto e se conservar anônimos?

         Envergonho-me de gente que se esconde, que tem medo de mostrar a cara. Isso não é democracia, é anarquia.O protesto perde a razão de ser  e o apoio da coletividade. Não é o que se espera de jovens patriotas que lutam por um futuro melhor. Parecem mais marionetes manipulados por pessoas inescrupulosas partidários do “quanto pior, melhor”.A juventude é cheia de entusiasmo e idealismo, traz em suas veias o arrojo e tem pressa, muita pressa para endireitar o que vê errado.

         Mas assim como não se pode passar uma borracha e reescrever a história em um dia, também não se pode destruir e jogar por terra o sonho de muitos que lutaram para construir o que possuem. A reforma tem que ser feita em bases reais e objetivas, fundamentadas ou corre o risco de mais uma vez ruir.

         Esses movimentos que embora isolados, teimam em brotar pelo País, fazem-me lembrar o ditado “ a corda sempre arrebenta do lado mais fraco”,  querem atingir o governador e para isso destroem a propriedade comercial de quem também está oprimido pelas mesmas decisões erradas do governo.

         Há que se sair às ruas, mas com objetividade, com razão, com respeito ou corre-se o risco de esvaziar o movimento ao colocar a população em posição contrária, pois quer proteger seu patrimônio.

         A manipulação é uma arma muito perigosa e por vezes difícil de ser detectada. Os políticos sabem disso e a tem utilizado a seu favor sem dó e nem piedade. O que nos chama a atenção é que já estamos em um ano político.
        
         Aqui em Goiás a "tapera velha" já está roncando com tom messiânico. Como de outras vezes diz que tem uma enorme dívida com o povo de Goiás e a única forma de pagá-la é voltando a governar o estado. Só ele poderá colocar o carro nos trilhos. Nós sabemos como: reduzindo salários, não pagando compromissos assumidos anteriormente, arcar apenas com o que acontecer após a sua posse. E, em troca faz asfalto  “sonrisal”, casas de placas e constrói bairros onde o diabo perdeu a bota.

          No Rio, a turma do Lindenberg aterroriza a população impondo desgastes ao governo com vandalismo de toda espécie. Em São Paulo,  Alckmin sofre o mesmo por conta do interesse do PT em fazer o próximo governador. Assim podemos afirmar que as bandeiras vermelhas foram substituídas pelas máscaras e camisetas pretas que cobrem os rostos.

         Por que esses vândalos não vão procurar a sua turma que, bem sabemos,  se encontra nas duas conchas da Esplanada dos Ministérios em Brasília ? É lá que tudo acontece, está lá a fonte da discórdia, o ninho dos acordos.  E para lá devemos regular a mira dos canhões de nossa contrariedade.

        Cuidado, jovens, protestem, mas não se deixem manipular por pessoas mal intencionadas e que só visam seus próprios interesses!

                                       Ana Odette Danin / Walmir Martins de Lima
    

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe deixando sua opinião, ela é muito importante.