quarta-feira, 10 de julho de 2013

CONSPIRAÇÃO ? ESPIONAGEM ?





                Amigos,  só faltava essa. Os políticos aturdidos com as manifestações populares  e preocupados com o que ainda pode vir com mais veemência, estão aproveitando a onda das notícias sobre espionagem que os Estados Unidos vêm fazendo em diversos países, segundo denúncia do funcionário da NSA (Agência de Segurança Nacional), Edward Snowden. Ora essa história de espionagem dos EE.UU no mundo todo é muito antiga. Aqui no Brasil então nem se fala. O jornalista de escritor Carlos Heitor Cony publicou em seu livro  Memorial do Exílio, editora Bloch/1983 cópia de mensagem enviada por agentes do serviço secreto americano dando conta de uma conversa reservada entre JK e o general Jair Dantas que se encontrava internado em um Hospital do Rio de Janeiro, conversa essa onde JK manifestava a sua preocupação com a movimentação do exército em Minas Gerais na véspera do golpe militar de 1964.
            Qual o motivo da preocupação com a Espionagem?  Desvendar conversas de bastidores?  De tratativas de mais golpes contra o povo?  O Brasil é o país que mais tem arapongas, oficiais e privados. Aqui todo mundo grava todo mundo. Grava, chantageia, corrompe, pressiona. Casos mais recentes: Waldomiro Diniz, Protógenes, Rosemary, Demóstenes Torres , Cachoeira e uma centena de arapongagens. Espionar o quê? As negociatas dos congressistas na elaboração de cortinas de fumaça para continuarem a enganar o povo?

                CONSPIRAÇÃO?  Estariam a partir dos EE.UU. engendrando uma conspiração contra o Brasil com  ações que inspiraram as manifestações populares?  Acho que tudo isso é um pano de fundo que o governo do PT/PMDB  está criando para impulsionar que o Congresso a toque de caixa aprove o projeto que regulamenta o  Marco Civil da Internet. Sabem o que pretende o governo? Controlar as redes sociais para que não se repitam as rápidas mobilizações, bloquear conteúdo políticos, enfim vão fazer tudo para impedir que o povo usando os meios de comunicações  possa prejudicar seus interesses políticos.
                Em 10/12/2012, publiquei neste blog um post  sobre o Marco Civil da Internet, onde expus meu receio com o tratamento dispensado ao PL 2126/2011. No meu entender um dos tópicos mais importantes é:
                 
 "O Marco Civil define responsabilidades e deveres de provedores e usuários de internet. A principal divergência que impede a votação está relacionada a artigo que trata da neutralidade da rede. Por esse princípio, os provedores tratariam da mesma forma todos os pacotes de dados, sem distinção por conteúdo, serviço, origem ou aplicativo.A proposta do relator proíbe que os provedores operem com velocidade variável para cada site. O objetivo é evitar que as empresas de internet passem a cobrar tarifas adicionais dos geradores de conteúdo para garantir a velocidade na transmissão dos dados."
É a garantia da democratização da internet, mas com tanta pressão de poderosos,  afinal são eles quem financiam as campanhas dos nobres deputados,que fatalmente o Projeto de Lei, que nasceu como vontade soberana do povo, será desvirtuado e o ônus recairá sobre nós, os usuários. Leiam mais...

Hoje minha preocupação é ainda maior. O efeito tsunami provocado pelas manifestações populares mobilizadas pela internet e agora o fantasma da espionagem comandada pela Casa Branca, nos leva a crer que o governo do PT/PMDB usará de todas as  artimanhas possíveis para controlar as comunicações no mundo virtual. Os movimentos articulados recentemente mostrou a força de  organização e aglutinação que a internet proporciona à população, que até então inerte, subitamente se rebela e mostra sua cara.  O prejuízo que tais manifestações trouxeram ao mundo político é inegável e o futuro se prenuncia ainda mais negro.

                Toda a atenção é pouca, necessário se faz que estejamos sempre alertas. A classe política, como velha raposa está sempre à espreita de oportunidade para lançar mão de recursos  públicos em benefício próprio. A mobilização popular não pode arrefecer e se for o caso voltar às ruas para mostrar que não estamos para brincadeiras e queremos respostas que atendam aos verdadeiros interesses do povo. 
               
                 Já faz parte do passado aquele juízo que a população não sabe o que quer ou não entende o que é necessário fazer para mudar o País. Teorias da Conspiração já não fazem mais sucesso ou arrebanham incautos para suas causas.

                 E ainda, políticos que só pensam em encher os bolsos estão com os dias contados. Urge que os mesmos lancem mão de outras estratégias, se atualizem e por fim percebam que o mundo mudou, as pessoas não são mais as mesmas  e eleitores da era internet não se deixam enganar tão facilmente nem usam "botinas ou dentaduras" para trocar por votos.







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe deixando sua opinião, ela é muito importante.