segunda-feira, 22 de setembro de 2014

MARIA






No dia19 de setembro de 2014, lendo a folha de São Paulo , deparei-me com notícia sobre uma tal MARIA RIBEIRO TAVARES DA SILVA, com 102 anos, próximo de fazer 103 anos no mês de novembro vindouro. Chamou-me a atenção o título da reportagem: PRESOS TOMAM CONTA DE MULHER DE 102 ANOS, dediquei meu tempo à leitura do texto.

À medida que lia, repassava em minha memória diversos acontecimentos que já presenciei. Mas o que mais me tocou foi comparar o gesto de MARIA RIBEIRO TAVARES DA SILVA ao gesto de Cristo no ato de humildade: “o lava- pés”.

Em 1936, com vinte e quatro anos de idade (24) e possuidora de uma respeitável herança, decidiu dedicar sua vida à recuperação de presos. Contrariando a vontade de seus familiares empregou sua herança na construção de um abrigo onde pudesse receber presos do regime semiaberto para ressocializá-los. Iniciou o seu trabalho social com 36 presos.

Em 1942, fundou com recursos próprios e ajuda dos presos, o Patronato Lima Drumond que hoje funciona com ajuda do estado, segundo a reportagem da Folha de São Paulo.

Em 1948, conclui o curso de Assistente Social e publica seu trabalho: “Não existem criaturas irrecuperáveis, mas métodos inadequados”. É assim que Maria iniciou seu trabalho de conclusão de curso de Serviço Social pela PUC-RS.

Publicado originalmente em 1948, a pesquisa sobre o sistema carcerário foi republicada em 2013 pela Ajuris (Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul), em um seminário em sua homenagem.
MARIA, quão gigantesca a força oculta nesse nome, quão espiritualmente iluminada essa grande mulher. Para ela não existem presos irrecuperáveis, existem métodos equivocados aplicados para recuperação desses presos. Vaticina “Não existem criaturas irrecuperáveis, mas métodos inadequados”

Por que estou discorrendo sobre esse assunto? O horário político.

Agora meus amigos,há tanta gente especialista em segurança pública que me causa espanto. É candidato a deputado prometendo 38 e 45, é candidato a senador falando em aumentar o salário da polícia, é candidato a governador falando em “dobrar” o efetivo policial, tudo é só blá, blá, blá., ninguém está se importando com o principal.

Maria nos deixou a receita. Falo nos deixou, porque ontem, dia 21.09.2014, ela faleceu no limiar dos seus 103 anos e hoje está sendo velada pelos presos a quem ela carinhosamente chamava de "anjinhos". Nos últimos anos ela vinha recebendo cuidados especiais de dois presos escolhidos por ela , visto que devido à idade avançada sofria algumas limitações.

Maria descreve a “metodologia” de tratamento dos presos, baseada em confiança, diálogo e respeito. Maria aponta entre as principais “causas de delinquência”, os “lares desajustados” e recomenda como tratamento preventivo o “amparo à família, reajustamento do lar e assistência à infância”.

Cuidando pessoalmente de presos de alta periculosidade durante setenta e oito anos (78), ela tem autoridade suficiente para saber o que está dizendo. Mas aos políticos não interessa a solução do problema, o maior interesse da classe política é a mentira, a corrupção, o poder pelo poder.

Na tentativa de enganar o eleitor falam sobre segurança pública, sobre efetivo policial, sobre a construção de novos presídios, falam em novas tecnologias para monitorar os criminosos.
No momento estão se digladiando sobre manter ou não o bolsa-família, bolsa-escola, bolsa-voto etc, míseros trocados, que há 12 anos vieram em boa hora, mas transcorrido esse tempo, a pobreza continua cada vez maior. A miséria e os miseráveis estão aumentando em razão da desenfreada corrupção

Tem candidato que mostra até certidão comprovando que ele apresentou projeto reduzindo a maioridade penal. Nenhum desses especialistas apresenta projeto visando dar dignidade às famílias, educação, trabalho, moradia,pois, uma família estruturada certamente educará melhor seus filhos e com certeza o Brasil experimentará o desenvolvimento do seu povo e o povo instruído saberá melhor escolher seus futuros governantes.

MARIA RIBEIRO TAVARES DA SILVA, que a luz da vida eterna ilumine o seu caminho.

          
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe deixando sua opinião, ela é muito importante.