quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Sim, o Brasil tem jeito!...




Passado o embate eleitoral e mais uma vez tivemos pesquisas falsas, fraudulentas, compra de votos, boca de urna, prisão de indivíduos desatinados. Enfim tudo igual às outras, em que pese o TSE, PF e demais instituições encarregadas de manter a lisura do pleito, tudo correu como antes na casa de...

Jovens jornalistas insistem em comentar e destacar o desempenho de novos partidos nas eleições municipais, mas talvez por ignorância ou desejo de manter o leitor desinformado não revelam que nessas novas siglas estão acomodados velhas raposas ou filhotes de antigas raposas do carcomido sistema político do Brasil.

O PSD, partido extraído das entranhas do DEM, do PMDB, do PMN, do PSDB, e até do PQP, foi criado porque a maioria dos seus integrantes além de não ter espaço nas atuais executivos precisavam  aliar-se ao governo federal e, para não ficar muito feio essa estória de adesão ou adesismos, arranjaram um meio de entrar na panela pela porta dos fundos. O atual prefeito de São Paulo, Sr. Gilberto Kassab, acendeu uma vela à DEUS e outra ao diabo. Foi o idealizador do PSD para aliar-se ao governo da Presidente Dilma e apoiou o José Serra para pagar o seu débito de pleitos anteriores. Agora espera-se para breve que ele apresente a fatura ao governo federal. Certamente virá por aí algum ministério, vamos aguardar.

O PSB, PTC, PSC, PDT dentre outros de menor expressão congregam também raposas e raposinhas velhas conhecidas da nossa política. Essa justificativa de que a pluralidade de partidos é algo salutar nas democracias é conversa para boi dormir. Na verdade, quando o sujeito não encontra espaço no seu atual partido parte para a criação de um outro. Cada um quer ter o seu feudo. Nenhum partido político no Brasil tem como programa encaminhar soluções aos nossos problemas: Educação, Segurança,  Saúde, Habitação e  Emprego, enfim uma vida digna, direito assegurado ou que pelo menos deveria ser, a todo cidadão.

 Quando  Lula foi eleito a primeira vez,  o apelo mais forte da  campanha foi o seu desejo de que cada trabalhador brasileiro tivesse o direito de tomar uma chávena de leite com café e pão com manteiga todas as manhãs. Quem não se lembra disso ?  Travestido de um homem simples de origem humilde, torneiro mecânico etc.., Agora a revista Forbes o considera possuidor de U$ 2 bilhões de dólares?  e as denúncias e mais denúncias sobre o seu filho que de um simples empregado no zoológico de São Paulo, com salário de R$ 1.800,00 mensais se tornou um dos maiores proprietários rurais do país e segundo a mesma denúncia apascentando mais de 100 mil bois?

E a turma do Mensalão ? a primeira esposa do Zé Dirceu  já abriu o bico: em entrevista ao jornal o Estado de São Paulo afirma que tudo que o Zé Dirceu fez foi para cumprir os projetos do Lula. Os jornais dessa semana dão publicidade a novo depoimento prestado pelo empresário Marcos Valério ao procurador geral, no final do mês de setembro, onde ele  pede para ser incluído no programa de proteção a testemunhas. Segundo a notícia,  ele revela que Lula e Palocci tiveram envolvimento com o Mensalão, e ainda  que remeteu mais dinheiro para o exterior do que aquele  enviado em nome de Duda Mendonça. além do que insinua que sabe muita coisa que ainda não foi revelada, inclusive que teria sido procurado para contornar chantagem envolvendo o assassinato do ex-prefeito Celso Daniel. Meu  DEUS onde vamos parar?

Sobre o novo depoimento do empresário Marcos Valério, o líder do PT na Câmara Deputado |Jilmar Tatto (acho que ele não teve "tato") afirmou que o Valério é desqualificado e sem credibilidade porque foi condenado pelo STF.  Nesse mesmo saco ele também enfiou seus "companheiros" Zé Dirceu, Zé Genoíno e Delúbio Soares. Que ingratidão seu língua solta! Por aqui costumamos dizer que quem conversa muito dá bom dia a cavalo.

  Vamos voltar ao nosso tema o Brasil tem jeito!

  •  Sim, precisamos urgente de uma reforma política onde estejam definidos a origem e o limite dos gastos de campanha; 
  • a exigência de ficha limpa pra todo mundo; 
  • fim da reeleição em todos os níveis do executivo e legislativo; 
  • quem desejar ser candidato e for detentor de qualquer mandato deverá renunciar ao cargo; 
  •  o voto deverá ser livre e não obrigatório; 
  •  diminuição do número de deputados , senadores e vereadores e ainda uma substancial redução de seus salários e subsídios. 

Caso alguém imagine  que estou exagerando na proposta de reforma, basta propor um plebiscito. Aí, sim, veremos que o povo vai se manifestar com maior rigor ainda.

Precisamos ainda de desconcentrar os recursos públicos da União para os Municípios e Estados. Mudar os critérios de preenchimento de cargos de Conselheiros nos Tribunais de Contas da União, Estados e Municípios.
Desburocratizar a regulamentação sobre licitações, adotar mais rigor e agilidade nos processo de improbidade administrativa. E, principalmente, maior rigor na aplicação de penas aos criminosos do colarinho branco.

Ah! Aí  nosso Brasil vai começar a ter jeito!...




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe deixando sua opinião, ela é muito importante.