sábado, 14 de junho de 2014

POLÍTICOS E SUAS MAZELAS




Junho de 2014,  está dada a largada para a reta final das articulações visando a composição das chapas que disputarão as  eleições de outubro.
No cenário nacional uma boa notícia: a candidata à reeleição pelo PT está em queda livre e isso vem causando pânico aos seus correligionários. Restando praticamente duas semanas  para definição das chapas, já estão pensando em dar-lhe  uma rasteira ao invés de tentar mudar a situação.
A  inflação – o terror de todos  os brasileiros -  já está na casa dos seis por cento e os preços ao consumidor disparam nos supermercados e feiras. Os movimentos sociais estão represados e vão explodir. 
A atual greve no metrô de São Paulo é apenas a ponta do “iceberg” que não demora aportará por aí. 
A corrupção corre solta. Os mensaleiros estão se regozijando com o anúncio da aposentadoria precoce do Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Joaquim Barbosa, que, não resistindo a tantas ameaças, até contra a sua vida, resolveu pendurar as chuteiras. Por essa razão já circula nas redes sociais  a informação  que o atual Vice Presidente do Supremo Tribunal Federal, substituto natural de Barbosa, vai propor a transformação das penas de prisão dos mensaleiros em penas pecuniárias. Vai estar todo mundo solto em poucos dias, porque dinheiro nunca vai faltar. 
Uma certa candidata a vice-presidente em chapa de oposição,  e  que mais parece estar a serviço do PT, já que o seu discurso só  desagrega,  fazendo justamente o inverso que a política recomenda, mandou recado ao presidenciável do PSB que  não concorda com a aliança em São Paulo em favor de Alckmin. Tivesse ela acompanhado as pesquisas saberia que a  maioria esmagadora é favorável  à reeleição de Alckmin, enquanto o candidato da sua simpatia amarga apenas três por cento das intenções de votos. Essa cidadã se desentendeu com o DEM, perdendo  o apoio do partido em virtude de suas divergências e radicalismo, principalmente contra o interesse dos ruralistas a grande classe trabalhadora que dá o maior sustentáculo à nossa economia. Suas atitudes nos levam a desconfiar de sua capacidade e de visão política. É uma cria da esquerda mais radical e não traz em si a ousadia e a coragem de reconhecer os erros e mudar.  
Quando ela emite suas opiniões eu me lembro do ator "Rafinha" que,  em um de seus stand up, refere-se ao Ronaldo "fenômeno" dizendo que o tal ex-jogador o critica por ter feito um piada sobre a gravidez da cantora Vanessa, diz ele:" então eu já estou na pior e ainda vem o Ronaldo me criticar". Quando o Ronaldo se envolveu com gays e travestis eu não disse nada, pois, nada tenho com a vida dele. Alguns meses atrás Ronaldo disse outra: que não se faz copa do mundo em hospitais. Como ele, ela perde a oportunidade de ficar calada. 
Aqui em Goiás, o Dino deu mais uma rasteira em correligionários que tentam buscar espaços no partido. Dessa vez foi José Batista Junior, o Junior Friboi como é conhecido, ser alijado de suas pretensões de ser governador de Goiás.

Essa tática parece uma marca registrada dele, e a tem utilizado sem dó nem piedade há várias eleições, desacreditando lideranças nascentes, para que ele ocupe sempre a posição de caudilho-mor. Talvez o último "coronel" , resquício doloroso e vergonhoso de uma época em que raposas da política se disfarçavam em "salvadores da Pátria" e uma vez alçados ao poder procuravam de toda maneira ali se perpetuarem, ou seja nunca largar o osso. Essa semana quando do lançamento pífio da sua pré-candidatura, em seu arcaico discurso ele não só demonstrou que está com uma vela na mão e outra no soro, mas está “doido”, louco varrido. Em sua fala repetiu por cinco vezes que “eles não entendem” o porquê da sua candidatura. “Uma coisa eles não entenderam ainda. Mas o Íris, com 80 anos, ainda vem se meter a ser candidato? Eles só na sabem de uma coisa. Aquilo que DEUS proporcionou um dia a Moisés até os 120 anos, aquilo que DEUS proporcionou a Caleb que com 85 anos iria assumir o monte a que ele estava destinado.E ele foi também lá pelos cento e tantos anos. É o que DEUS me tem proporcionado. É. Eles não entendem”. Pergunto: Eles quem?
Não sei até onde se pode ousar.... Quer nos parecer que o ex-governador/candidato, que sempre foi extremamente vaidoso, extrapolou as raias do bom senso, quando ousa se comparar a profetas como Moisés e Caleb. Seria um escolhido por Deus para certamente guiar os goianos a uma era de grande progresso, paz, segurança etc, uma arrogância digna de caudilhos terceiro-mundistas.
Para complicar ainda mais,  D. Dina pretende manter sua candidatura, voltando assim ao cenário a velha e conhecida “panela” , só falta ao candidato situacionista chamar o Nerso da Capitinga. Como não bastasse essa candidatura familiar, em diversas pilulas eleitorais na TV, o pré candidato “Dino” usa o slogan Enxergar mais longe. Pela sua idade avançada, saúde precária e discursos ultrapassados, como quer fazer crer que consegue enxergar mais longe? 
Se tivesse essa capacidade teria enxergado que o seu companheiro de chapa na Prefeitura de Goiânia, a quem ele entregou de mão beijada dois anos e meio de um mandato, se transformou no pior prefeito da história de nossa Capital, superando o incompetente e desastrado Parateca e o mal assessorado Dr. Hélio de Brito, sem falar nos péssimos prefeitos nomeados pelo regime militar. 
Uma lembrança ao Dino: por ocasião da sua última eleição a governador, logo após a  posse,  o então governador Ary Valadão,  vaticinou,   em artigo publicado no Diário da Manhã sob  o título  “O último canto do Cisne”,  que o senhor jamais seria eleito novamente governador. 
E aí está o senhor, de novo, se achando um predestinado, um escolhido por DEUS, ainda está em tempo de meter a viola no saco, pois, se continuar vai levar um boa e inesquecível “tunda”. Os sem votos que articularam o "volta Íris" , vão continuar na chapada. O pior cego é aquele que não quer ver, o melhor seria vestir a túnica da humildade e reconhecer que seu tempo passou. O homem inteligente sabe o momento certo de sair de cena, colhendo aplausos, o tolo deixa-se  cegar pela vaidade e certamente só ouvirá vaias ao final.

LARGA O OSSO ÍRIS!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe deixando sua opinião, ela é muito importante.