segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

ATÉ TU ?

 
download (3)
 
 
Li com tristeza a reportagem da revista “Isto é” sobre o confisco que a Caixa Econômica Federal, sim, a nossa tão respeitada Caixa, arbitrariamente impôs a milhares de contas de poupança sem movimentação, sob alegação de falta de endereço ou irregularidade no CPF (?).

Os Bancos brasileiros são contumazes em fazer isso. Contas sejam quais forem, desaparecem com débitos de despesas de manutenção, juros sobre saldo devedor, enfim toda espécie de mazela que a sociedade conhece e inexplicavelmente se cala! Publicação do portal UOL, datada de hoje, 15/01/2014, dá conta que o número de reclamações contra bancos, consideradas procedentes, aumentou cerca de 9% em dezembro, em relação ao mês anterior. Os dados foram extraídos do relatório do Banco Central, que destaca os cinco bancos campeões em reclamações: HSBC, SANTANDER, BB, BANRISUL e CAIXA. Infelizmente nesse relatório a CAIXA lidera o numero de reclamações por débito em conta sem autorização do correntista.

A propósito da notícia veiculada pela revista onde a Controladoria Geral da União aponta as irregularidades e os esclarecimentos do Banco Central tentando minimizar o problema 
(UM BATE O OUTRO ASSOPRA), lembrei-me do excelente trabalho de pesquisa elaborado pelo técnico do Banco Central, Cleofas Salviano Júnior  -  Bancos Estaduais: dos Problemas Crônicos ao PROES – onde em seu estudo sobre os bancos estaduais, descreve com perfeição as mazelas existentes naquelas instituições praticadas pelos governadores, então controladores.

Quanto aos bancos federais, apesar das nomeações de políticos para as suas Diretorias, os desatinos ali praticados por interesses outros ficam  visíveis uma vez que o corpo técnico daquelas instituições é formado por servidores honoráveis, salvo raras exceções : Henrique Pizzolato, uma delas.

No entanto, m… quanto mais mexe mais exala fedor, foi assim que entendi o esclarecimento do Banco Central onde ele nega o confisco da Caixa. Pergunto : Qual é o fato mais grave o confisco  ou a “fraude em balanço ? Entendo que o correto seria  se os valores tivessem sido contabilizados em uma única conta,  vinculando-se os respectivos saldos e rendimentos ao CPF de cada titular e mantidas em balanço publicando-se notas explicativas.

Mas foi preciso Auditoria da CGU e relatório do Banco Central para detectar que a CAIXA engordou o seu lucro em R$ 420 milhões, correspondentes aos saldos de poupança de 525 mil contas. Pergunto de novo: Por que o Banco Central como “xerife” do sistema financeiro, quando descobriu, através de sua fiscalização, a maquiagem no balanço não exigiu a imediata correção e sua republicação? A nota diz ainda que a Caixa está providenciando (OLHA AÍ O FAMOSO GERÚNDIO) a regularização bem como os ajustes no seu balanço.

Sabe por que será regularizado ? Porque houve denuncia na imprensa.

Há outro fato que me faz pensar,  a CAIXA como patrocinadora de diversas equipes de futebol deve estar precisando muito de uma injeção de recursos a custo zero para financiar as decisões palacianas.

Finalmente, o que disseram  as empresas (PWC e E&Y) auditoras responsáveis pelo balanço da CAIXA ? Sobre isso não se tem notícia alguma.

As decepções e desconfianças se acumulam em relação a tudo que está ligado ao governo, e não só na esfera federal, os escândalos pipocam em todos os níveis e nos leva a mais uma indagação:  Como andarão as outras instituições financeiras ligadas ao Poder Central?

Podemos confiar nos balanços publicados?















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe deixando sua opinião, ela é muito importante.