terça-feira, 25 de junho de 2013

"Não é por vinte centavos, mas por Direitos"









Exultante! Foi assim que fiquei quando milhares de brasileiros dentre os quais muitos  jovens, 
saíram  às ruas do Brasil em uníssono protesto contra os canalhas da política. Durante  esses dias vi todo tipo de mensagens, criativas, sugestivas, inteligentes ou de indignação contra o descalabro em que nos encontramos.

Uma mensagem despertou-me mais ainda “É tanta coisa que o Brasil precisa melhorar que não cabe num cartaz”, esta mensagem tinha como portadora uma  adolescente, tão jovem e já  com tamanha percepção de tudo o que nos falta. Outra, objetiva, concisa, mas que estampava um profundo sentimento de que o Estado está ausente em tudo: “Não é por vinte centavos, mas por Direitos”.

Direito à saúde onde os nossos postos de saúde, hospitais, clínicas e laboratórios tenham estrutura, material e pessoal para a prestação de uma medicina de melhor qualidade. Que não oprimam os nossos profissionais da saúde como tem sido até hoje.

Direito à educação padrão “FIFA” é a palavra de ordem, sem rodeios. Fim das escolas de lata construídas pela Marta Suplicy em São Paulo e das  de placas construídas pelo Íris em Goiás. Escolas com instalações dignas, com professores bem remunerados, com estruturas que proporcionem um ensino de qualidade e que permitam a alfabetização política do nosso povo.

Direito a transporte público que dignifique os seus usuários. São indescritíveis os sofrimentos impostos a todos . Levantam de madrugada e se recolhem também altas horas da noite após passarem até quatro horas da jornada diária dentro de latas de lixo móveis. A maior indignação é pela falta de licitação pública das linhas do transporte urbano, será que os nossos governantes teriam coragem para explicar isso?

Direito à Segurança Pública. A impunidade que goza nossos políticos trouxe o descrédito ao Judiciário na aplicação da Lei. A introdução no Código Penal e de Processo Penal, de artifícios para afrouxar o rigor da Lei Penal têm servido de estímulo ao acelerado aumento da criminalidade em todos os seus vértices, e às vezes atingindo de forma ostensiva o aparelho policial que cansado de remar contra a maré, leva alguns a remar a seu favor.

Se continuarmos a discorrer sobre tudo o que nos falta, uma resma de A4 seria insuficiente. Nem por isso, vamos esmorecer. Precisamos continuar a luta através da mobilização popular para que o Governo saia do discurso à prática. A mobilização precisa agora ter uma pauta principal. Nós precisamos perceber que muitos itens da pauta estão no Congresso Nacional há anos para serem discutidos e votados, porém como não é do interesse pessoal dos congressistas e nem vai levar um dinheirinho pro seus bolsos, ficarão lá até o dia do juízo final, que por sinal se não chegou com a mobilização, está muito perto.  As casas legislativas do Brasil precisam ser pressionadas pelo povo para que eles trabalhem mais no aprimoramento de nossas leis e discutam os projetos de interesse da coletividade.

Tenho ouvido intelectuais, políticos, sociólogos, jornalistas, criticando a atitude do povo durante as manifestações que não permitiram bandeiras ou camisetas de partidos políticos, alguns dizendo que isso é fascismo, que não se constrói democracia sem partidos etc... Mas nenhum teve a coragem de dizer que o povo não deseja “partido” porque os que estão aí estão podres.

 O PT com os mensaleiros e quadrilheiros, se juntou com todos os partidos da esquerda e estão há 10 anos no poder e o que fizeram além de aperfeiçoar os programas do FHC ? O PMDB com Renan e Sarney, Lobão, Iris (precisa dizer outros?), o PTB com Roberto Jeferson, o PSD com o vira folha do Kassab, o PR com Waldemar Costa Neto etc,  cada um com mais dinheiro na cueca que o outro. É por essa razão que  o povo não quer saber desses partidos. Que a Lei da Ficha Limpa seja passada também a limpo para realmente cumprir o seu desiderato.

  Afirmo também que democracia com partidos corrompidos pelo Governo, vira uma ditadura da confraria. No Brasil é assim: Pai, filho, mãe, esposa, sobrinhos, todos na politica sucedendo um ao outro como se fosse uma Monarquia. Democracia precisa ter oposição forte e na sua falta o povo foi às ruas e dela não vai sair enquanto o Governo não criar vergonha na cara e propor mudanças efetivas.

 Precisamos sim de   uma  reforma   política que não contemple financiamento público, e que estirpe a reeleição em todos os níveis.  Proposta de Constituinte específica para tratar da reforma política é mais um golpe do PT, é cópia do Chavismo pregado por Zé Dirceu. Que se faça a reforma política atendendo os anseios do povo e não o interesse dos partidos, mas faça através da Proposta de Emenda Constitucional - PEC que é o instrumento Constitucional previsto. O PT que governa o país há mais de dez anos,  com esmagadora maioria no Congresso Nacional, inclusive obtida até com o "mensalão", não discute a reforma política porque não é de seu interesse. Melhor ficar distribuindo "bolsas" e garantindo a compra de votos sem alternância no poder.
Vamos continuar mobilizados nas ruas e pelas redes sociais.  Em 2014 haverá eleições, vamos fazer a nossa parte:  mandar todos os atuais políticos para o lixo  de onde não permitiremos que jamais saiam. Questionaremos a votação da PEC 33 e PEC 37  até que os criminosos desistam de impedir que sejam investigados. Enfim confiamos que o STF julgue todos os recursos e mande para a cadeia todos aqueles que foram condenados.

Acorda Brasil !  Eis a palavra de ordem!...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe deixando sua opinião, ela é muito importante.