sábado, 10 de outubro de 2015

D E S E N C A N T O









                       Democracia simplesmente quer dizer: Desencanto do povo pelo povo"
Oscar Wilde.

                         Hoje meu post é um desabafo. Resultado  de análise e reflexão sobre todos os acontecimentos políticos em nosso país.

                         O desenrolar da "Operação Lava jato" em todas suas fases até o momento, destacando a mais importante "Erga Omnes" que levou à prisão preventivamente o restante da cúpula do empresariado envolvido nas falcatruas patrocinadas pelo PT.

                          Recordei a época da juventude, estudante secundarista a caminho da politização.  Idealista, senti os sonhos por um Brasil melhor ruir quando os militares assumiram o poder. A partir daí, todos nós, jovens ávidos por viver em um Brasil melhor e mais justo, acreditávamos ser nosso dever lutar para a volta do regime democrático, onde pudesse o povo livremente escolher seus governantes.  Até então, eu tinha exercido o meu direito de voto apenas em uma eleição e por isso tinha essa crença no meu poder de escolha.

                           Não sabia ainda como funcionava essa engrenagem da politicagem, do clientelismo, do toma lá dá cá, da safadeza institucionalizada, das quadrilhas instaladas nos poderes e dos ratos e ratazanas que não satisfeitos com as migalhas abriam lutas do poder pelo poder. Os militares no início foram brandos, algumas cassações, prisões, disponibilidade de funcionários públicos, combate tenaz aos agiotas e sonegadores. Enquanto isso a esquerda espelhando-se na revolução cubana instalaram no Brasil as guerrilhas, sequestros, assaltos a bancos, tudo para enfrentar o governo aqui instalado e por eles até hoje denominado de golpistas.

                             O Ato Institucional nº 5, endureceu o jogo e o País passou ao inteiro controle dos militares.  Passaram-se alguns anos e após muitas promessas retornamos ao tão sonhado regime democrático.  Alguns daqueles políticos safados que foram afastados e outros manipulados pelos militares retornam ao poder. A partir daí não é preciso tecer muitas considerações, governo Sarney um desastre com a inflação chegando a 84% por cento ao mês; Collor decretou o confisco das economias do povo e renunciou ao poder após aquela série de escândalos e a grande pressão dos "caras pintadas" nas ruas do Brasil.

                              Em 1994, com o plano real, conseguimos chegar à estabilidade econômica, mas para que isso acontecesse pagamos um preço  muito alto. Políticos foram aquinhoados com benesses de toda espécie para formação de uma coalizão e com ela uma concessão para reeleição, o maior desastre! Enfim, a pior das escolhas. Após algumas tentativas o povo ENCANTADO escolhe o PT e aí é o início do nosso DESENCANTO.

                              Alojado no Planalto, Lula e seus companheiros implantam o maior sistema de corrupção já conhecido, visando angariar recursos para sua manutenção no poder. Para garantir a "coalizão" criou-se o MENSALÃO. 

                              Achávamos que esse era o maior esquema de roubo de um governo, na verdade o mensalão cujas cifras eram muito menores que um "pixuleco", ou um Barusco no dizer do Ministro Gilmar Mendes,  servia para desviar a atenção de algo muito maior, o roubo do dinheiro público através de obras de infraestrutura na PETROBRAS, ELETROBRAS e outras cujas propinas ao PT, PMDB e alguns executivos e políticos  atinge a casa de muitos Bilhões.

                               Como se não bastasse tanta roubalheira o governo ainda usa o que estão denominando de Pedaladas, inventaram esse nome para dizer que é uma coisa nova, mas não, não é! Essa mutreta é uma velha conhecida dos políticos. São as chamadas operações triangulares muito usadas pelos governadores com seus Bancos Estaduais. Era assim: contratava-se uma empresa para realizar uma obra: não havia dinheiro para dar início; determinava que o Banco emprestasse o dinheiro e quando o governo pagasse a empreiteira ela pagaria o Banco; acontece que, no pagamento dos serviços o dinheiro era repartido entre as empresas e os políticos e o Banco ficava com o "mico". Foi assim com todos os Bancos Estaduais, sem exceção.

                               Agora, paga-se o bolsa família, o abono salarial, com o dinheiro da Caixa e do Banco do Brasil e quando o Tesouro resolve pagar aos Bancos, o repasse é feito sem o pagamento de juros. O crime é o empréstimo que o governo faz nos Banco Estatais. Não é permitido, mas por que o governo procede assim? Para garantir os votos necessários à sua eleição.

                               Vendo hoje tantos políticos acusados de receber propinas no esquema de Petrobras e Eletrobrás dentre outras e conhecendo todos os esquemas que essa corja usa para permanecer no poder, pergunto: ainda assim devemos defender a Democracia? Em um país onde a impunidade campeia? Estamos assistindo, no momento, o presidente da Câmara dos Deputados pedindo o benefício da dúvida.  E a Presidente da República tendo suas contas reprovadas pelo TCU. Como é possível acreditar que um dia o Brasil será uma grande nação com as leis que temos?

        
                                Por que o Lula ainda está solto? Por que com tantas acusações de enriquecimento ilícito o filho do Lula ainda não sofreu uma devassa da Receita Federal? Diante de tudo que estamos vendo e ouvindo sobre os mecanismos de corrupção instalados pelo PT, chego a acreditar que muitos políticos estão em oposição no momento porque não participam da confraria.

                                Enquanto nossos olhos e atenção ficam voltados para Brasília, vereadores, prefeitos e deputados estaduais nadam de braçadas, lotam restaurantes, salões de festas, desfilam em carrões mantidos com o nosso dinheiro e ainda riem na nossa cara! Lançam uma cortina de fumaça para enganar os incautos e calmamente continuam levando a mesma vida, cercados de assessores e com a certeza que, além do foro privilegiado, a justiça em nosso País anda a passos de tartaruga enredada ainda em infindáveis recursos protelatórios.

                                 Parece que a classe política perdeu todo o senso de decoro, aliás, como o Brasil ainda adota o sistema de Capitanias Hereditárias, com os políticos se sucedendo na mesma família, essa má índole deve estar no DNA. O mais grave é que o Poder que legisla é composto em sua maioria por corruptos e malfeitores, portanto, nossas leis serão sempre obsoletas e com a nítida intenção de protege-los e aos seus aliados.


                                  Somos motivo de zombaria por todo o mundo, o país da iniquidade, da impunidade, da insegurança. Aqui se troca educação e saúde por estádio de futebol.

E persiste a indagação: Devemos, ainda assim, defender a Democracia?. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe deixando sua opinião, ela é muito importante.